Deu entrada hoje na Assembleia da República uma petição no sentido do Estado proibir a abertura de um museu sobre Salazar em Santa Comba Dão. Nada me surpreende. Nem os motivos avançados pela União dos Resistentes Antifascistas Portugueses(URAP), nem a identidade de alguns signatários.
O facto de alguém se dar ao trabalho de promover semelhante iniciativa revela a fraca qualidade da nossa democracia e a errónea noção que estes senhores têm acerca dela.
O Estado não precisa destas atitudes de lustroso zelo porque sabe-se defender com outras armas: a lei e o sistema judicial. Desde que o referido museu não incite à violência política ou racial nem ponha em causa a segurança ou a integridade do Estado, eu não tenho nada a opor.
Em suma: cumprindo-se a legislação penal, poderemos dormir descansados e em democracia plena; satisfazendo a vontade destes senhores, estaremos perante um acto de censura de Estado reaccionário aos valores democráticos.
A escolha não poderia ser mais simples.

1 Comentários a “Petição”

  1. # Blogger Mário Azevedo

    Nada tenho contra o museu, mas há uma pergunta que se impõe:
    - este museu é sobre Salazar ou para enaltecer Salazar?
    Se for sobre Salazar, para o apresentar sob uma perspectiva histórica, eu não só sou a favor como dou o meu apoio;
    Se for para criar uma pastelice glorificadora, eu acho seria burrice proibir, mas não posso aceitar que seja apoiado por dinheiros públicos. Era o que faltava andarmos a dar o nosso dinheiro para lavarmos a imagem de Salazar. Onde é que isto acaba, no Museu Hitler, ou no Museu Estaline, financiados pelo Estado?  

Enviar um comentário

Procura



XML