Ouvir algumas das questões da educação discutidas em preça pública mostra à saciedade o quão distantes estão tanto os políticos da oposição quanto o Ministério da Educação da realidade das escolas. E até, com muita pena minha, os nossos próprios representantes sindicais.
Questão 1: Maria de Lurdes Rodrigues congratula-se com o aumento da frequência de estudantes no ensino secundário e também pela melhoria na taxa de conclusão do mesmo. Falou de "rigor" e "melhores meios", e o sindicato dos professores responde com "facilitismo". Oh, meu Deus, onde é que andam estes seres? Eu explico: a) este ano foi um verdadeiro forrobodó nas matrículas. Como os alunos foram incentivados (ou quase obrigados, em alguns casos) a continuar os estudos no secundário em cursos profissionais, houve (muitos) que se matricularam em 3, 4 e 5 escolas. Se não conseguissem vaga numa, entravam na outra. Ora, a matrícula é um acto gratuito e não carece nem de confirmação posterior nem de continuidade no mesmo estabelecimento de ensino. Só estes alunos devem explicar os 8 ou 10% de aumento de frequência. b) a melhoria da taxa de conclusão têm dois responsáveis - fim dos exames nacionais obrigatórios nos cursos tecnológicos e fim dos exames em várias disciplinas do 12º ano dos cursos científico-humanísticos. Na minha escola a taxa de conclusão nos tecnológicos dos alunos que frequentavam o 12º ano rondava os 20%. No ano passado, sem exames, foi de mais de 90%. Por favor, se alguém a conhecer, avise a Ministra.
Outra trapalhada é a discussão da assiduidade dos alunos. Primeiro, ninguém esclarece que estão a falar exclusivamente dos alunos não abrangidos pela escolaridade obrigatória, já que os que estão dentro dela já não reprovam por excesso de faltas há muitos anos. Portanto, basicamente estamos a discutir o regime de assiduidade no ensino secundário. Numa escola como a minha, que tem mais ou menos 1500 alunos, sabem quantos reprovam realmente por excesso de faltas num ano lectivo? Nenhum. É verdade; na prática, a não ser em casos verdadeiramente excepcionais, que não devem atingir mais de 0,1% dos alunos, ninguém reprova por faltas. Os alunos que acabam por ser excluídos por faltas, que não chegam a 5% do total de alunos, são na verdade desistentes que deixaram de frequentar a escola, e que não se dão ao trabalho de anular a matrícula. Já estou no ensino público há 13 anos e nunca um aluno de uma das minhas turmas, com aproveitamento positivo, reprovou por faltas. É essa a grande questão do Estatuto do Aluno? Dá que pensar, não?

0 Comentários a “Educação”

Enviar um comentário

Procura



XML