É sempre bom ganhar ao Brasil, mas sinceramente para mim o jogo de Portugal deixou muito a desejar. Ganhámos porque no futebol a lógica às vezes é uma batata. Há sobretudo certas coisas que me deixam muito receoso: que o Caneira continue a jogar a titular (caramba, adaptado por adaptado, não seria melhor colocar o Paulo Ferreira?); que aquele meio-campo tolhido nunca mais se entenda (Maniche, volta depressa!); que voltemos ao tempo em que éramos os campeões do futebol sem balizas (Nuno Gomes?; Hélder Postiga?: venha o diabo e escolha, se for capaz!); por fim, que as falhas tácticas de Scolari se tornem cada vez mais evidentes à medida que o efeito Mourinho se vá esfumando.
O melhor do jogo foram os brindes de Ronaldo e de Quaresma. O jogador do Porto, contudo, revelou algumas das suas carências. Simão, não sendo tão inspirado, tem contudo a vantagem ser muito melhor tacticamente, permitindo que o meio-campo se torne mais coeso. Ronaldo e Quaresma juntos em jogos com grandes talvez não seja boa ideia.

8 Comentários a “Portugal-Brasil”

  1. # Blogger Alex

    Concordo contigo em toda a linha. Continuamos com o problema do defesa-esquerdo, que pensei que já pudesse ser Miguelito. Só que no Benfica Miguelito apagou-se.
    Quanto ao ponta-de-lança não há nada a fazer. Vamos ter de continuar a penar. Mas pelo menos não é o Pauleta.
    Já há muito tempo prefiro Simão na selecção que Ronaldo. Mas a imprensa de Lisboa não deve concordar comigo.
    É bom ganhar, mas a feijões é igual ao litro. E vamos continuar a ter muitas dificuldades no apuramento. Bem, quando Petit é o melhor em campo vê-se que o jogo não teve grandes primores técnicos.  

  2. # Blogger Mário Azevedo

    Alex, acho que não concordamos definitivamente. Para mim Pauleta faz falta. Mas já discutimos isto. Quanto ao que dizes de Ronaldo, eu nem sei se li direito. Estás a querer dizer que Simão é melhor que Ronaldo?? (trinta pontos de interrogação) E estás a dizer que é a imprensa de Lisboa que não concorda contigo?? (outros trinta pontos de interrogação) Não será antes toda a imprensa? Não será o país inteiro; digamos, 99,99999% das pessoas? Até porque não se percebe porque é que a imprensa de Lisboa haveria de ter uma opinião preconceituosa (e específica) a este respeito.  

  3. # Blogger Alex

    Primeiro, gosto muito de Simão. Segundo, Ronaldo fez um mau Mundial e tem feito jogos maus pela selecção. Na terça-feira, dos 3 extremos que jogaram, foi o pior.
    Terceiro, acho que a forma de jogar da selecção casa melhor com o jogo de Simão do que o de Ronaldo.
    E por último, a imprensa tem de fabricar mitos para encher páginas de jornais diários. Porque é que não se lê em lado nenhum que Deco piorou muito desde que saiu do FC Porto? Porque é que nunca disseram que Rui Costa abandonou a selecção da forma como o fez porque recusava-se a ser suplente de um brasileiro? Queres mais ou chega?  

  4. # Blogger Cristina Caetano

    Este comentário foi removido pelo autor.  

  5. # Blogger Cristina Caetano

    Olá! Posso dar pitacos?
    Primeiramente, parabéns pela vitória. Do ponto de vista de quem entende o mínimo - e me basta :) - parecia que o jogo seria um grande espectáculo, e em parte foi. Ronaldo é um craque, muito melhor que o Simão, ainda precisa amadurecer como jogador e pensar mais no grupo. E a defesa de Portugal é maravilhosa, o Brasil desde sempre teve problemas com sua defesa e ainda tem.
    Mas bacana mesmo foi ver o Dunga "morrer" de frio só para mostrar o modelito (onde o cara encontrou aquela camisa?) escolhido pela filha...
    abçs  

  6. # Blogger Mário Azevedo

    Cris, realmente aquela camisa não lembra ao diabo.
    Não concordo que tenha sido um grande espectáculo; o Brasil jogou muito bem nos primeiros vinte minutos, mas depois portugal foi adormecendo o jogo e foi aí que começou a ganhar.
    Alexandre, não é possível comparar Ronaldo com o Simão. Simão é bom, Ronaldo é genial. O Ronaldo está farto de fazer grandes jogos pela selecção. No Mundial não esteve tão bem, mas quem é que esteve? Mesmo assim, diante da França, ainda foi o único jogador que tentou lutar contra a superioridade francesa. O Simão é que nunca fez na selecção aquilo que faz no Benfica. És capaz de apontar um único grande jogo do Simão na selecção? Quanto à imprensa, o teu problema foi falar em imprensa "lisboeta". Isso é que eu não percebi.  

  7. # Blogger Alex

    Já vi que não vamos chegar à acordo.
    Dizes que o Ronaldo não esteve bem no Mundial; eu acho que foi uma nódoa. Quem é que esteve bem? Maniche, Figo, Ricardo Carvalho,...
    Reconhece que estás a ser injusto: então o Ronaldo tem de ter lugar cativo porque fez grandes jogos (quando? no Europeu?), embora nos útlimos dez não tenha feito nada de jeito, mas o Simão, para ter uma oportunidade tem de fazer grandes jogos. Não concordo.
    Mas, só para encerrar, para mim os titulares agora poderiam ser Ronaldo e Simão. O Quaresma ainda pode aguentar um bocado no banco.  

  8. # Blogger Mário Azevedo

    O Ronaldo não fez nada de jeito nos últimos dez jogos?? Em que mundo em que vives? Enfim... havia tanta coisa para dizer, mas depois a gente fala.  

Enviar um comentário

Procura



XML