A certa altura no filme «Um Passeio pela História», de que falei aqui, Mitterrand diz qualquer coisa como isto ao jornalista que o acompanha: «sabe por que razão sou o político da esquerda que a direita mais odeia? É que eu vim de lá, eu vim da direita, e por isso sou um traidor para eles. Eles nunca me perdoarão.»
Pensei muito em Freitas do Amaral quando ouvi estas afirmações. Ele terá sido o único político português que fez o percurso da direita para a esquerda (já o percurso contrário foi feito por inúmeros políticos neste país e ninguém se escandaliza muito com isso) e por isso a direita portuguesa não o perdoou, fazendo-lhe a vida negra. Freitas também não terá sido muito hábil a lidar com a pressão, e a sua saída pareceu sempre inevitável. Seja como for é um político que admiro muito. Penso que daria um excelente candidato a Presidente da República.

2 Comentários a “Freitas”

  1. # Blogger CC

    Excelente site. Parabéns.  

  2. # Blogger Alex

    Na verdade, aquele apoio a Sócrates a poucos dias das eleições, "pago" logo com um Ministério soube a oportunismo. E por isso houve sempre má vontade em relação a Freitas do Amaral. E falo por mim, merecido.
    Depois houve a questão das objecções postas pelos estadunidenses ao Ministro, que foram muito mal resolvidas por Sócrates e pelo próprio.
    Por fim, a intervenção no caso dos cartoons e dos emigrantes no Canadá, que foi desastrada.
    Resumindo, não mandou uma para a caixa. E não deixa saudades.  

Enviar um comentário

Procura



XML