Como já há algum tempo não falo de Scolari, tenho receio que ele se convença que já me convenceu. Descansa, Felipão; intelectual ou não, continuo por cá. Digo-te mais: pelo que tenho visto, com um treinador a sério, além de sermos campeões europeus, seríamos fortes candidatos ao ceptro mundial.

Amanhã temos de alinhar sem Costinha e Deco. No caso do primeiro, até beneficiamos com a entrada de Petit, que está bem melhor. A situação de Deco é mais complicada, até porque Scolari já assumiu não ter substituto. O que levanta desde logo duas questões: porque é que não se apostou num substituto?; e o que é que está lá a fazer o Hugo Viana? Já sei que vamos ficar sem resposta.

Depois dos encontros dos oitavos de final, Portugal aparece em 2º lugar no World Football Elo Ratings, a sua melhor classificação de sempre.

Vi a partida entre Itália e Ucrânia. Há muito tempo considero Lippi um dos melhores treinadores do Mundo. Da equipa italiana, apenas dois jogadores teriam lugar na selecção portuguesa: Buffon e qualquer ponta de lança que jogue, porque nós jogamos sem ponta de lança. Mas a forma como os italianos abordam as situações de jogo é insuperável. Mesmo jogadores muito limitados, como Grosso ou Gattuso, transformam-se em gigantes. A equipa joga de forma tão harmoniosa e concertada que não parece uma selecção. Os ucranianos, muito superiores em técnica individual, não tiveram hipóteses. Numa equipa assim, até eu (quase) sabia jogar futebol.

10 Comentários a “Mundial - X”

  1. # Blogger Cristina Caetano

    Oi Alex,  

  2. # Blogger Cristina Caetano

    Oi Alex,

    me permita o pitaco, se existe aí quem não goste do Felipão, por aqui tb existe. Mas uma coisa é inegável na carreira dele, ele sabe como criar o espírito de equipe e fazer com que isso funcione. Num tipo de esporte colectivo como o futebol, acrescentando o facto de ser um campeonato mundial onde se juntam os melhores do país, se a equipe não funciona, um bom resultado no final acaba sendo uma grande dificuldade.

    Do que acho e do que diz a imprensa local (brazuca), o Figo está jogando um bolão e idem para o Maniche e o Miguel. Mesmo com toda a pancadaria, a equipe portuguesa foi elogiada pela garra em querer vencer e eles(mídia) muito mais do que eu, conseguem enxergar uma melhora significativa no futebol português actual. O Felipão é uma figuraça, é um italianão exagerado, mas ele aqui era exactamente desse jeito que se vê aí. Não é um "cara" que pretende ser Rei de nada, nunca fez o gênero, mas é profissional a sério. Como a gente diz aqui, "veste a camisa" daquilo que faz. Deixa lá o Felipão cantar o hino português, eu canto o hino português e sou brasileiríssima, ok, sou luso-brasileira, mas se der Portugal e Brasil vou cantar o hino do Brasil.

    O Zico como técnico do Japão cantou o hino do Brasil, alguém falou mal? Claro! Não estou escrevendo isso por alguma coisa que escreveste no post, falaste em Scolari e me lembrei do assunto. Só, na boa! Mas se é para olhar friamente o jogos desse Mundial, sinceramente, os titulares do Brasil tem jogado melhor que os portugueses? E cada par de perna ali vale ouro. Aliviem o lado do Felipão, tenho certeza que ele está ali somente cumprindo o que se propôs a fazer, nada além. Valeu?

    p.s: não sou parente do Felipão. :)

    um abraço.  

  3. # Blogger Alex

    Olá, Cris,

    Primeiro, repare que eu escrevi "treinador a sério" e não "profissional a sério".
    Depois, tenho dois grandes problemas com o personagem Scolari.
    Scolari julga que a selecção é a equipa dele. Por isso, chama quem quiser e bem entende, e não tem de dar explicações a ninguém. Eu não aceito isso. Ele é treinador e seleccionador, mas é funcionário da Federação, e, por consequência, de todos nós. Tem de dar explicações, tem de ser educado e não tem de fazer birras. Não tem de insultar quem critica as suas escolhas nem amuar com quem não concorda. Tem de aceitar as diferenças de opinião e tem de perceber que, se 20 pessoas dizem uma coisa e ele diz outra, provavelmente ele não tem razão.
    O meu segundo problema com o Scolari, e aí, discordo contigo, é que ele tem o rei na barriga. Pensa que o futebol português começou quando ele desembarcou em Lisboa e que vai acabar quando se for embora. Se calhar não sabe, mas muitos dos jogadores que estão com ele fizeram todo um percurso de formação nas camadas jovens da selecção (e claro, dos clubes), que levou a que Portugal fosse campeão europeu em todos os escalões nos últimos 20 anos e duas vezes campeão mundial sub-20. Se calhar também não descobriu ainda que nos últimos 4 anos as equipas portuguesas foram 3 vezes a finais de taças europeias, e que o melhor treinador do Mundo é português. O que se passa é que Scolari tem a melhor geração de jogadores portugueses de todos os tempos à sua disposição, sem sombra de dúvida. Por isso, embora ele esteja continuamente a dizer que "Portugal nunca ganhou nada", isto não é verdade. Se não sabe, que se informe.
    Por isso e mais outros episódios menores, não gosto de Scolari. Mas para dizer isso, informei-me. Acompanhei a sua carreira no Palmeiras, no Grémio e na selecção brasileira. Sei que ele é um treinador que obtém resultados. Não aprecio a sua maneira de os obter.  

  4. # Blogger medronho

    PORTUGAL. PORTUGAL. PORTUGAL :))  

  5. # Blogger Mário Azevedo

    Alexandre, só uma coisa. O problema é que já tivemos grandes jogadores anteriormente, sem conseguir com isso resultados, bem pelo contrário. Basta lembrar que esses jovens que foram campeões do mundo de júniores por duas vezes não fizeram nada nos campeonatos do mundo anteriores. O grande mérito de Scolari é esse, é que não desilude. E ele tem razão numa coisa, é que nós ao nível dos campeonatos do mundo temos um historial muito mau. Custa a crer e a compreender, mas é a verdade nua e crua.  

  6. # Blogger Alex

    Mário, grandes jogadores, sim; grandes equipas, só momentaneamente, no tempo do Eusébio. Se quiseres eu ponho-te aqui a equipa que alinhou com Paulo Futre no apuramento para o Itália-90, por exemplo.
    Nos Europeus fomos aos quartos de final em 96 e às meias em 2000. E a jogar bom futebol.
    Os resultados de Scolari falam por si. Mas dizer que "nunca ganhámos nada" é falso.  

  7. # Blogger Cristina Caetano

    Oi Alex,

    Respeito democraticamente tua opinião e repare...só não é possivel concordar já que a profissão do Felipão não é ser médico ou professor de matemática; é ser treinador de futebol, e não dá para ser mais ou menos, ou se é sério ou não. Mesmo sendo uma brincadeira com palavras, não posso concordar, ele é um treinador sério e competente, não agradar o desejo de outras pessoas, principalmente a da mídia e a do Miguel Sousa Tavares, já é um outro assunto.

    E quanto a ele dizer que Portugal "nunca ganhou nada", o Mário explica super bem o que ele quis dizer com isso. É duro de ouvir, mas é verdade. E a campanha do Mundial de 2002 é para ser esquecido, Portugal saiu com a imagem de ter apenas jogadores agressivos e isso sempre gera dúvida, infelizmente, quanto à competência. E agora, depois do jogo contra a Holanda, quantas faltas fez Portugal contra a Inglaterra? E qual foi o final do jogo.

    Tenho quase certeza que a principal cláusula do contrato do Felipão com a Fed. Portuguesa deve ter sido a mesma que ele assinou, para desgosto de muitos com a CBF em 2002, ou seja, quem selecciona os jogadores é ele com total autonomia. Aqui deu um lê lê lê incrível porque ele não convocou o Romário. :)

    E mesmo sendo brasileira até debaixo d'água, sou portuguesa até aos dentes por todo o sangue que circula no meu corpo e entendo pouco de futebol, mas sou razoavelmente bem informada, além disso tenho dois jornalistas na família, o que sempre ajuda um bocadinho. :)

    um abraço  

  8. # Blogger Alex

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.  

  9. # Blogger Alex

    Eu vou encerrar o dossier Scolari, pelo menos da minha parte, até novas notícias. Só um reparo: não agradar a todos é natural, e nem podia ser de outra forma; chamar "burros", "ignorantes", "xenófobos", ou no caso do Miguel Sousa Tavares, "uma bosta" a quem não concorda com as suas opções, como Scolari fez, é outra coisa bem diferente.  

  10. # Anonymous Anónimo
Enviar um comentário

Procura



XML