Em todos os Mundiais temos de ter sempre um jogo que é o "da polémica". Em 66 foi a derrota suspeita com Inglaterra, em 86 o treinador marroquina ofereceu-nos o empate e depois deu-nos três, em 2002 foi o murro do João Pinto e agora o jogo com mais cartões em toda a história dos campeonatos.
Terá alguma razão Van Basten quando disse que a Holanda perdeu nos truques. Claramente não foi só pelo futebol que ganhamos. Atacamos menos, rematamos menos, passamos menos a bola. Mas o truque de Maniche frente ao Ooijer foi decisivo. Perdeu a razão naquele lance lamentável em que mandou os jogadores seguirem depois de uma bola ao solo.
O árbitro russo não leva grandes recordações do jogo. A verdade é que os jogadores não facilitaram nada. As nossas expulsões são simplesmente ridículas. Costinha e Deco têm toda a responsabilidade, embora no caso de Deco o segundo amarelo tenha sido um exagero. Mas se considerarmos que o primeiro cartão teve a cor errada, nada a dizer.
Depois do tempo das vitórias morais, temos as conquistas "amorais". Não jogamos nada que se veja, mas lá vamos. Que pelo menos frente à Inglaterra tenhamos um cheirinho do desafio do Euro2000. Os artistas ainda estão (quase) todos lá.

2 Comentários a “Mundial - VIII”

  1. # Blogger Mário Azevedo

    O maior truque de todos foi mandar um defesa central para a esquerda para arrumar com o Cristiano Ronaldo logo nos primeiros minutos. Começamos a perder logo aí.
    Quanto ao Deco, é preciso recordar que a falta do primeiro amarelo foi precedido do tal lance em que Van Basten mandou o jogador seguir. É sobretudo por isso que a expulsão do Deco foi uma grande injustiça.
    Com estes truques, os holandeses conseguiram arrumar dois dos nossos melhores jogadores.  

  2. # Blogger fernando_vilarinho

    nos 4 jogos que a Austrália fez foi sempre ROUBADA!

    Se a Itália ou a Inglaterra forem campeãs não vejo nem + um Mundial!

    As equipas europeias e o Brasil/Argentina foram quase sempre benficiadas no confronto com as foreigns.  

Enviar um comentário

Procura



XML