Só deixo dois comentários breves sobre os desenvolvimentos do "Apito Final". Tenho a certeza de que o caso não ficará assim.
Primeiro, como já aqui deixei escrito, este caso tem contornos pouco claros. Casos arquivados por um tribunal são reabertos, repescados pela justiça desportiva, e mesmo antes de serem julgados pelo tribunal, são sumariamente resolvidos. Não sem que alguns dias antes do anúncio as penalizações sejam conhecidas através da comunicação social. Insólito, no mínimo.
Segundo, a reacção do FC Porto é, para mim, incompreensível. Enquanto adepto do clube, desde que ficou provado e assumido que um dirigente (no caso, o presidente, o que ainda é mais grave) recebeu em sua casa um árbitro que iria estar no próximo jogo da sua equipa, a única saída que poderia restituir alguma credibilidade às pessoas em causa seria a demissão, e convocação de eleições antecipadas. Pinto da Costa pode argumentar que a visita do árbitro nada teve a ver com futebol. Se houve ou não dinheiro envolvido, também é matéria que provavelmente não se ficará a saber. Mas esta promiscuidade é inaceitável.
Eu não tenho qualquer dúvida que o Porto foi campeão em 2003/04 porque tinha a melhor equipa, o melhor treinador e jogou melhor futebol que os adversários. Mas a mancha indelével da suspeição nunca mais deixará esta época, as anteriores e as posteriores. O clube deve muito a Pinto da Costa, mas os adeptos verdadeiros, que não agridem jornalistas e não insultam adversários, não mereciam isto. Pessoalmente, sinto-me triste e enganado.

1 Comentários a “”

  1. # Blogger Leandro Covas

    Concordo contigo. A serem verdade os factos alegados, acho muito bem que os responsáveis sejam punidos.
    No entanto, vejo o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga na televisão a "puxar o lustro ao próprio mastro" durante quase uma hora, fala-se de corupção e tentativa, de coação e consumação, tipicidade e ilicitude. Mas ninguém fala de prova. Que provas concretas existem de tudo isto? Ainda ninguem discutiu isto a sério. Limitam-se a partir do preconceito de que existe corrupção e tráfico de influências no futebol.
    Até que me enumerem as provas que pretensamente sustentam as acusações eu apenas atribuo a todo este processo a mesma credibilidade que atribuiria a uma luta política. Eu vou ler os acórdãos da Liga. Mas acredito que poucos farão como eu. A verdade está na comunicação social e as pessoas gostam de jornalismo fácil e barato.  

Enviar um comentário

Procura



XML