Este post era para ser um comentário para o Mário, mas o ranhoso não permite comentários. Portanto, cá vai disto.
Como muita gente que se pela por elogiar Scolari, o Mário confunde dois níveis de aprovação ao treinador da selecção. O primeiro, que é emocional e subjectivo, é gostar de Scolari. O Mário gosta, eu não gosto. É tão simples como isso. E gostar ou não gostar tem pouco a ver com resultados. Vejamos a relação entre Trappatoni e Camacho. Um foi campeão e recebeu guia de marcha. Não gostavam dele. Camacho tem coleccionado insucessos, mas os benfiquistas gostam dele. Não tem mal nenhum. O futebol pode funcionar assim.
O segundo nível, mais factual, mas também subjectivo, que é de futebol que estamos a falar, é onde os fanático-scolarianos metem os pés pelas mãos e apresentam dados incompletos, incorrectos ou comparam coisas incomparáveis. E é aí que também o Mário espalha-se.
O grande argumento dos fanáticos é o dos resultados. Vejamos: “O problema da selecção portuguesa foi sempre este, o de falharmos quando tínhamos responsabilidade; o de sermos invariavelmente eliminados quando éramos favoritos.”. Ora, vamos então aos últimos vinte e quatro anos, como quer o Mário e olhemos para os resultados pré-Scolari. Para poder fazer comparações entre as equipas, já que o ranking da FIFA não existia, utilizo o Elo Rating das selecções, que é um bom indicador. O ranking de cada país, antes do início da fase de apuramento, está a seguir ao nome.
Apuramento para o Mundial86 – Treinador: José Torres. Grupo de Portugal: RFA (3), Portugal (12), Suécia (21), Checoslováquia (15), Malta (119). Portugal apurou-se em 2º no grupo.
Fase final do Mundial86 – Treinador: José Torres. Grupo de Portugal: Inglaterra (3), Polónia (23), Portugal (26), Marrocos (42). Portugal foi último do grupo.
Apuramento para o Euro88 – Treinador: Rui Seabra/Juca. Grupo de Portugal: Suécia (11), Itália (13), Portugal (28), Suíça (30), Malta (114). Apurava o vencedor do grupo. A Itália venceu o grupo e Portugal ficou em terceiro.
Apuramento para o Mundial90 – Treinador: Artur Jorge. Grupo de Portugal: Checoslováquia (13), Portugal (26), Bélgica (28), Suíça (33), Luxemburgo (152). Portugal ficou em terceiro e não se apurou.
Apuramento para o Euro92 – Treinador: Carlos Queiroz. Grupo de Portugal: Holanda (5), Portugal (24), Grécia (38), Finlândia (50), Malta (113). Apurava o vencedor, que foi a Holanda. Portugal foi segundo.
Apuramento para o Mundial94 – Treinador: Carlos Queiroz. Grupo de Portugal: Itália (4), Suíça (20), Escócia (22), Portugal (24), Malta (105), Estónia (147). Itália e Suíça foram apuradas e Portugal ficou em terceiro.
Apuramento para o Euro96 – Treinador: António Oliveira. Grupo de Portugal: Portugal (19), Irlanda (20), Irlanda do Norte (36), Áustria (48), Letónia (118) e Liechtenstein (165). Portugal venceu o grupo.
Fase final do Euro96 - Treinador: António Oliveira. Grupo de Portugal: Dinamarca (6), Portugal (14), Croácia (15), Turquia (28). Portugal venceu o grupo e foi batido pela Rep. Checa nos quartos de final.
Apuramento para o Mundial98 – Treinador: Artur Jorge. Grupo de Portugal: Alemanha (1), Portugal (12), Irlanda do Norte (44), Ucrânia (57), Arménia (116), Albânia (119). Portugal foi terceiro no grupo.
Apuramento para o Euro2000 – Treinador: Humberto Coelho. Grupo de Portugal: Portugal (13), Roménia (15), Hungria (53), Eslováquia (54), Azerbaijão (129) e Liechtenstein (181). Portugal apurou-se em segundo lugar.
Fase final do Euro2000 - Treinador: Humberto Coelho. Grupo de Portugal: Inglaterra (9), Alemanha (10), Portugal (11), Roménia (20). Portugal ganhou o grupo, passou pela Turquia nos quartos de final e perdeu com a França nas meias-finais.
Apuramento para o Mundial2002 - Treinador: António Oliveira. Grupo de Portugal: Portugal (5), Holanda (6), Irlanda (19), Chipre (71), Estónia (124), Andorra (180). Portugal venceu o grupo.
Fase final do Mundial 2002 - Treinador: António Oliveira. Grupo de Portugal: Portugal (6), Estados Unidos (22), Coreia do Sul (24), Polónia (35). Portugal foi terceiro do grupo. Fontes: Elo Rating, Wikipedia, FPF.
Então, quando é que falhámos quando éramos favoritos? Dois apuramentos com Artur Jorge e o Mundial de 2002, correcto? Muito longe do “invariavelmente”, não achas? O problema é que os fanático-scolarianos mostram os factos assim, e falam de cor. Como ninguém se dá ao trabalho de verificar se os factos são factos, acaba por passar. E já agora, porque é que o falhanço no jogo com a Coreia, na Coreia, é pior que nos dois jogos com a Grécia, em Portugal? Ou não falhámos com a Grécia? E empatar com o Liechtenstein, não é falhar? E não ganhar um só jogo com os adversários directos de apuramento, não é falhar?
Depois o Mário diz que já tivemos grandes selecções, como em meados de 80 e em 90, com “a selecção que Carlos Queirós, Artur Jorge e António Oliveira treinaram era um misto de duas equipas que tinham sido campeões do Mundo de júniores, com Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Vítor Baía e também por aí adiante. E foi o que se viu.”. Foi o que se viu, como? Não fomos a dois europeus a jogar à bola? Não ganhámos dois grupos de apuramento? Não fomos à Holanda espetar 2-0? Não fizemos grandes jogos nos Europeus – só para exemplo, aqueles 3-2 à Inglaterra e os três secos à Alemanha? E só para completar, não foi com estes mesmos jogadores que Scolari andou ano e meio a preparar o Euro2004 e a levar baile de toda a gente até o jogo com a Grécia?
E eu continuo amanhã.
O Mário diz que as pessoas têm péssima memória. Eu, disso, não sofro.

1 Comentários a “Viva Scolari!”

  1. # Blogger Mário Azevedo

    a resposta aqui  

Enviar um comentário

Procura



XML