Estou quase nos antípodas do meu colega de blog em relação à querela entre Chávez e os espanhóis na cimeira Ibero-Americana. Quase porque concordo que o presidente venezuelano é um demagogo com ares de ditador (mas eleito 2 vezes), e porque chamar fascista a Aznar não é correcto. "Patife" e "cobarde" seriam termos mais adequados.
Mas o que interessa reter é que o que irritou sobremaneira Zapatero e o reizinho de Espanha não foi que Chávez tivesse falado a verdade. É que tenha insultado um ex-chefe de Governo espanhol. Curioso, não? Denunciar a vergonha que cobriu todos os povos latinos, traduzida na escabrosa Cimeira das Lajes, de que resultou, entre outras coisas, na invasão de um país soberano sem qualquer justificação, no massacre de milhares de civis inocentes, e a posteriori, na força motriz de uma enorme recessão à nível mundial e no aumento da ameaça terrorista é aceitável. Agora, chamar fascista a um dos patifes que acobertou este crime é grave!
Já agora, onde é que esteve este reizinho quando Aznar combinava o esquartejamento do Iraque com Blair e Bush, acolitado por Durão Barroso e Sampaio como chefes de cerimónia e moços do cafézinho? Mandou calar o seu primeiro-ministro? O reizinho espanhol já perguntou ao seu anterior PM onde é que estão as armas de destruição maciça e as células da Al-Qaeda? Pelo menos já pediu desculpas ao povo espanhol pela ignonímia que os fez passar e durante a qual não se manifestou? Já se desculpou pelos espanhóis que morreram no conflito para encher ainda mais uns bolsos já bem fartos? É que de fascismos sabemos nós que este reizito percebe bastante. Afinal, enquanto Franco andava a matar à fome os seus compatriotas, estava ele a mandar calar o ditador? Nem por sombras, andava ele a passar uma adolescência doirada em Cascais, a gozar a boa estadia que lhe proporcionava outro ditador. Que autoridade tem este inútil para mandar calar seja quem for? E já agora, o que faz um rei numa assembleia de representantes eleitos pelo povo?
O reizito devia estar ainda a pensar na saudosa época de colonização, e na assepsia e esterilidade normais nestas cimeiras, que servem para dar uns grandes passeios, ver os indígenas e receber umas quantas homenagens. O problema é que os Chávez, Morales e os outros que por aí virão podem não saber muito de protocolos ou de democracia, mas não têm medo. E lições de medo podemos nós, europeus, dar-lhes. O que eu não sei é se eles ainda as querem receber.

6 Comentários a “Cala-te tu!”

  1. # Blogger Leandro Covas

    Concordo contigo. Morales e Chávez não têm medo. São uns verdadeiros heróis populares e revolucionários. Não nos esqueçamos de Cuba e das virtudes de Castro. Eu não gosto do Ocidente e da democracia. Vive-se muito melhor em Cuba, na Nicarágua e na Venezuela. Já não suporto tanta liberdade. Os assuntos de Estado deviam ser orientados por falsos moralismos. Acabe-se com comedimentos: esqueçamos os "fascismos" e passemos logo ao insulto torpe. Aqui estou contigo: esse mundo seria melhor. Eu gosto mesmo é de heroísmo de esquerda. Daqueles que têm mais glamour revolucionários. Daqueles que não se comparam com os Pinochets deste mundo!  

  2. # Blogger K

    É caso para dizer: porque não te calas alex? :-)  

  3. # Blogger K

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/joaopereiracoutinho/ult2707u344688.shtml  

  4. # Blogger Mário Azevedo

    Bem, K, colocar aqui um link para um texto de João Pereira Coutinho só pode ser piada. Eu nem preciso de ir ler. Seja o que for que ele diga, eu penso exactamente o contrário.
    Quanto ao resto, eu sinceramente acho que o Chavez, infelizmente, saiu a vencer. Quando ele disse aquele absolutamente demagógica: «com a verdade não ofendo», tanto Zapatero como o rei ficaram mudos e quedos. quem se calou foram eles e não Chavez.  

  5. # Blogger K

    Caro Mário, só pode ser piada o Hugo Chavez chamar fascista o Aznar por este supostamente ter apoiado um golpe de estado contra ele em 2002. É preciso não nos esquecermos que Chavez antes de chegar ao poder por vias democráticas, tentou ele mesmo um golpe de estado e do qual foi preso e julgado.  

  6. # Blogger Mário Azevedo

    a minha intenção nunca foi defender chavez, que é uma aberração da natureza.  

Enviar um comentário

Procura



XML