Pelo Real Gana soube da notícia da morte do Padre Amorim. Conheci-o muito vagamente no meu estágio. Precisava de tirar umas dúvidas por causa de um trabalho de investigação sobre a Póvoa Balnear dos finais do século XIX, inícios do século XX, que eu e as minhas colegas estávamos a fazer, e aconselharam-me uma entrevista com o Padre. Estivemos com ele no Liceu Eça de Queirós e em sua casa e ficámos todos impressionados com o seu conhecimento e entusiasmo pela história. Foi de uma grande utilidade. Não sei se era uma boa pessoa, embora parecesse que sim, nem sei se era um bom padre, também parecia que sim, mas era inequivocamente um homem de cultura; e a verdade é que não é todos os dias que conhecemos padres cultos. Aliás, fora dos meios académicos não conheci mais nenhum.

5 Comentários a “Padre Amorim”

  1. # Blogger medronho

    Ainda estou em choque. Até me custa acreditar. Estive pra ir a casa dele neste últimos tempo, e fui adiando, adiando.....e AGORA é tarde! :( UM GRANDE, GRANDE HOMEM. E até posso dizer OBRIGADO POR TUDO "Magister!  

  2. # Blogger Mário Azevedo

    Por acaso também estive para falar com ele recentemente. Por causa daquela tradução.  

  3. # Blogger Cristina Caetano

    Oi Mário,

    não conheci o Padre Amorim. Mas me tocou sinceramente ler uma homenagem que foi acrescentada pela diferença que pode existir em uma só pessoa como homem, padre - neste caso - e como profissional, mostrando o motivo da tua admiração por ele. Não creio que foi intencional da tua parte - nem importa - mas chamou a minha atenção, pensei mais amplo.
    Porque não sou "a" menina boazinha ;), mas dou muita importância a todo o tipo de tolerância; me dei conta pensando, que seia uma óptima maneira da sociedade enxergar cada ser humano: pelos seus actos, por sua capacidade. Nunca por uma ideologia ou religião ou por qualquer outra diferença.

    bai bai  

  4. # Blogger Mário Azevedo

    és capaz de ter alguma razão. mas a verdade é que é possível ser-se boa pessoa e não bom profissional (e vice-versa).  

  5. # Anonymous Anónimo
Enviar um comentário

Procura



XML