É verdade que o Rio Ave desceu de divisão; é verdade que o Benfica ficou em terceiro lugar no Campeonato, mas ontem o que mais entristeceu foi ver o Guimarães descer de divisão. Por uma razão muito simples, custa-me ver equipas sem dimensão (como o Naval, o Gil Vicente, o União de Leiria, o Estrela de Amadora, etc.), que têm assistências ridículas, continuarem no escalão maior do futebol português e um clube com a força do Guimarães descer para a Liga de Honra. É futebol, dir-me-ão alguns; não, é injusto. Todos nós sabemos que a grande maioria desses clubes sobrevive artificialmente, alimentados pelos poderes autárquicos. O Guimarães, pelo contrário, é o clube de uma cidade, tem dezenas de milhares de adeptos, que enchem não só o seu estádio, mas que acompanham a equipa e dão dinheiro aos outros clubes. O Campeonato sem o Guimarães fica dúvida nenhuma muito mais pobre.
Já agora, a descida do Belenenses foi outra golpada, embora este clube não tenha a mesma dimensão de outrora.

5 Comentários a “Vitória”

  1. # Blogger Marco Aurélio

    Mário

    Falta um mês para a copa. Daqui para frente provavelmente falaremos muito sobre futebol nos Blogs. Não podia deixar de lembrar o incidente no estádio do Pacaembu aqui no Brasil, na derrota do Corinthians por 3 a 1 para o River Plate. Aproximadamente 25 pessoas ficaram feridas. Devemos pensar seriamente na possibilidade de extinguir as torcidas organizadas. Seus integrantes que geraram a confusão. Fiz um post sobre o uso politico do futebol. Se quiser dar uma olhada.Esta no dia 22 de Fevereiro 2006.

    Um abraço

    Marco Aurélio  

  2. # Blogger a d´almeida nunes

    Olá Marco Aurélio.
    Olá Mário Azevedo.

    Não vale a pena menosprezar as outras equipas. Futebol é futebol. O União de Leiria também tem história. Jamais se poderá confundir o presente com o passado.
    Concordo que o V. Guimarães não deveria ter descido de divisão, mas o União de Leiria não tem qualquer responsabilidade no cartório. São contingências do Futebol, nada mais. Reparem que nem os Vimaranenses compreendem como é que isto foi possível.
    A verdade é que aconteceu e não é o fim do Mundo. Daqui a dois anos cá nos encontraremos, assim o mundo esteja vivo e avance.
    Saudações!  

  3. # Blogger Mário Azevedo

    não era obviamente minha intenção ofender o Leiria, até porque o Rio Ave, o clube da minha terra, é bem mais modesto. os clubes que referi surgiram como comparação.  

  4. # Blogger fernando_vilarinho

    Mário se tens pena então vai te habituando aos anos seguintes...
    Das equipas de média dimensão: belenenses, académica, maritimo, boavista, guimarães, setúbal, braga e a cada vez + próximo disso o leiria e beira-mar (estes pela dimensão das suas cidades e estádios); uma ou outra vai descer em cada ano e se a 1ª Liga tivesse 14 ou 12 equipas, então!!!

    a única pena que tenho do Guimarães é pela cidade que admiro muito, o clube equipa: zero vírgula um.
    Qd o Amadora, que a par do Penafiel, ainda o campeonato n tinha começado e já diziam que descia e fica a 5 pontos do Boavista, as que descerem + que o mereceram!!vergonha!!! sobretudo o Penafiel!!
    e o peso financeiro do adeptos do Guimarães n é assim tão relevante. só se for + pra gritar, qq que seja o lado !  

  5. # Anonymous Anónimo

    O Guimarães é um clube que duarnte toda a época (2005/2006) esteve quase sempre abaixo da linha de água (excepto numa única jornada). Merecia ficar na I Liga?  

Enviar um comentário

Procura



XML