Hoje vi e ouvi Sócrates falar (novamente) em autoridade.
Ao que parece, o PSD não tem autoridade para falar em matérias económicas devido ao fracasso do Governo de Santana Lopes.
Esquece o senhor Primeiro-Ministro que pertenceu à tragédia nacional que foram os Governos de Guterres.
Por este andar será ele a única pessoa a poder falar com autoridade sobre o que quer que seja.
A isso eu dou outro nome: autoritarismo e falta de espírito democrático.

5 Comentários a “Autoritarismo”

  1. # Anonymous Anónimo

    Concordo...foi um fracasso a politica economica do PSD de Santana Lopes.
    Disse muito bem que Socrates pertenceu ao governo de Guterres(que tambem foi um fracasso...), mas Socrates não foi um fracasso economico, porque não chegou a ser ministro das finanças!Foi somente o melhor ministro da governaçao do Guterres, onde teve inclusive decisoes polemicas e com bastante coragem em questoes ambientais.

    Sempre me pareceu um homem com muita coragem politica e competente  

  2. # Blogger Leandro Covas

    Obrigado pelo seu comentário. Mas sendo o Governo um órgão colectivo, a responsabilidade política terá de ser colectiva. Independentemente do cargo exercido. A ética assim o obriga. Quem não concorda com o rumo económico de um Governo só tem uma saída: a demissão. Se fica é porque concorda. se concorda é co-responsável pelo êxito e pelo fracasso.
    Se Sócrates está imaculado, por não ter sido Ministro das Finanças, então o mesmo poderá ser dito de todos os outros políticos em igualdade de circunstâncias. Inclusivamente os do PSD e PP. E isso não me parece correcto.
    Um abraço.  

  3. # Blogger Alex

    É preciso não esquecer que o facto político que deu a Sócrates a hipótese de justificar as insuficiências do seu Governo não foi o descalabro de Santana Lopes, que foi curto, mas sim o meio-Governo de Durão Barroso, que saiu antes de se poder levantar as carpetes para vermos a porcaria que andava lá por baixo. Santana Lopes apanhou as canas todas.
    Quanto a Guterres, apelidar os seus governos de tragédia nacional só é justo se o analisarmos no vácuo. Em comparação com os outros, foi o melhor PM que Portugal teve nos últimos 15 anos (só tenho 36, não posso falar dos outros). E teve o melhor ministro desta era, Ferro Rodrigues.
    E quanto a falta de espírito democrático, deixa-me que te lembre, "eu raramente tenho dúvidas e nunca me engano".  

  4. # Blogger Leandro Covas

    Alex,

    Concordo em relação ao Governo de Durrão Barroso (embora o Santana também tenha muitas culpas no cartório).
    Dizer que "Em comparação com os outros, (Guterres) foi o melhor PM que Portugal teve nos últimos 15 anos (só tenho 36, não posso falar dos outros" é uma forma inteligente de escapar a outra conclusão: Cavaco Silva foi o melhor Primeiro-Ministro da época democrática.
    Quanto à citação: sabes perfeitamente que tal expressão foi dita num determinado contexto e com um determinado tom jocoso e que depois foi transformada em slogan anti-cavaco (que era o alvo a abater por muitos que depois se contentaram com o downgrade que se seguiu). Além disso, exercia-se, na altura, autoridade - o que é muito diferente do autoritarismo de agora. E a perseguição política que se vive hoje, nunca se viveu nesse tempo. Sei-o por experiência própria pois ouvia as críticas diárias dos "penduras" do cavaquismo que criticavam a escolha de elementos de outros partidos para determinados lugares.  

  5. # Blogger Alex

    OK, mas eu inclui o 3º mandato de Cavaco (91-95) na minha escolha de melhor PM.  

Enviar um comentário

Procura



XML