Como já escrevi aqui em Outubro, a ideia peregrina de colocar a malta a votar nos "Grandes Portugueses" tinha todos os ingredientes para dar asneira. E até vaticinei que esta votação colocaria António de Oliveira Salazar no top 3.
A fazer fé no boato que circula na blogosfera, Salazar foi a personalidade mais votada na primeira fase do concurso. Mesmo que seja só um boato, o certo é que está nos 10 mais, o que só por si deve estar a dar a volta à barriga a muito boa gente na estação. Salazar ficou à frente de Humberto Delgado, Mário Soares e Salgueiro Maia. O que é bastante incomodativo para quem nem sequer o colocou nas personalidades "sugeridas" no website do programa, quando este arrancou. E o "companheiro" de Salazar na final do concurso acaba por ser, ironia das ironias, Álvaro Cunhal.
A RTP acabou por semi-descalçar a bota ontem, não revelando os resultados finais dos 10 primeiros, mas apresentando-os por ordem alfabética. Não sei como será se o desfecho do concurso também não for aquele que os produtores esperam.
(Quem não quiser explicações técnicas pode saltar esta parte)
Já agora, deixem-me desmistificar um pouco a ideia de que as votações on-line são seguras. Embora o IP do computador que enviou o voto possa ser armazenado, as nossas ligações à Internet são feitas com IPs dinâmicos. Isto significa que, de cada vez que estabelecemos uma ligação, o número de IP do nosso PC será diferente. Na prática, basta desligar e voltar a ligar à Internet para alterar o IP de um PC. Isto pode ser minimizado com a instalação de cookies no computador pelo website que controla a votação, mas os cookies podem ser removidos com alguma facilidade. Assim, não existe nenhuma garantia real que uma pessoa só possa votar uma vez. Assim se explicam as votações absurdas de Maria do Carmo Seabra ou daquele actor que não me lembra o nome. Além do mais, sabemos que as operadoras de telemóvel atribuem milhares de sms gratuitas em alguns pacotes. É claro que isto explica em parte o fenómeno Salazar, mas não é só isso. Façam uma leitura do fórum do programa para perceber o que eu digo.
0 Comentários a “O tio Toni continua a fazer das suas”