É pena que Petit não possa jogar. Seria o jogador ideal para acompanhar Zidane. Como Costinha não está em boas condições, preferiria Tiago, recuando um pouco Maniche para tentar tapar a zona central. É provável que Zidane descaia um pouco para a direita, tentando aproveitar o facto de Nuno Valente ser o elo mais fraco da defesa portuguesa. Tiago é mais móvel que Costinha, que tem demasiada tendência para encostar-se aos centrais, e faz a equipa recuar mais.
Como aconteceu contra o México, Holanda e Inglaterra, a equipa deve apresentar-se acantonada na defesa, e tentar a saída em ataque rápido, que é a nossa especialidade. Isto porque Ronaldo, Maniche e Figo são jogadores que actuam em progressão, e não na retenção e circulação da bola, onde a França tem mais argumentos. Viu-se contra a Inglaterra, em especial no prolongamento, que não sabemos jogar em ataque continuado. Mas para este tipo de jogo poderíamos ter Simão, que é bem melhor na procura dos apoios que Ronaldo. Aliás, o jogo com os apoios é a grande debilidade de Ronaldo, que tem de trabalhar mais para saber o momento de soltar a bola e ir buscá-la à frente.
Mora aqui a grande incongruência da nossa selecção. Pauleta é perigoso dentro da área, no toque final, mas fraco fora dela, e encaixa mal no resto da equipa. É a razão pela qual não marca um golo num jogo a sério desde o Mundial-2002. Para o nosso tipo de jogo, penso que Nuno Gomes combina melhor. É muito mais móvel e tem uma capacidade de remate de meia distância que o açoriano não tem.
Assim, a minha equipa para amanhã teria Tiago, Simão e Nuno Gomes no lugar de Costinha, Ronaldo e Pauleta. Não sei se alguma surpresa estará preparada para os franceses. Num Mundial tão óbvio, é bem provável que não.

3 Comentários a “Uns palpites para amanhã”

  1. # Anonymous Anónimo

    Olá. Gosto de pensar que qualquer que seja a equipa escolhida a vitória será sempre nossa. E, independentemente do resultado, Portugal pode muito bem dar uma ou duas voltas de honra ao campo com a alegria do título conquistado pela valentia que foram demonstrado nos jogos que disputaram...estamos a crescer. Não eramos assim. Eramos eternas crianças...Abraço.  

  2. # Blogger Mário Azevedo

    Discordo em alguns pontos. Scolari aposta, na minha opinião bem, no meio campo que o Mourinho construiu no Porto. Esta opção tem vantagens óbvias. Os jogadores estão habituados a jogar juntos e conhecem-se bem. Não havendo na selecção tempo para preparos tácticos, é melhor não inventar muito e aproveitar o trabalho das equipas. Além disso, Costinha tem uma outra vantagem em relação a Petit, é mais alto. Contra a França, isto vai ser muito importante.
    Em relação a Nuno Gomes, tens razão. Em relação ao Ronaldo, já tenho mais dúvidas. Ronaldo talvez não jogue tão bem com a equipa nem apoie tanto a defesa, mas desequilibra muito mais e é mais alto.  

  3. # Blogger Alex

    Tu gostas é de homens altos e espadaúdos ;)  

Enviar um comentário

Procura



XML