O recuo do governo francês na questão do CPE pode trazer uma discussão interessante para as democracias europeias: um governo eleito pode decidir contra a vontade maioritário de quem o elegeu?
Ou, por outras palavras, um governo é mandatado pelo eleitorado para decidir em seu nome, ou por ele?
É precisamente disso que estão a falar os estudantes e Sindicatos quando não permitem que avance a ideia de Villepin. Por aqui, ainda tudo bem: segundo as últimas sondagens o PS venceria as eleições legislativas. Em França, o primeiro-ministro só tem 25% de apoio. E com uma base tão pequena, não seria caso para assumir o fracasso e demitir-se?

4 Comentários a “Governo "do povo", ou "pelo povo"?”

  1. # Blogger Cristina Caetano

    Acho que sim, Alex. A imagem política de Villepin está desgastada, acho suicídio político ele se manter no cargo.

    Mas já ouvi barbaridades em alguns comentários pela TV daqui a respeito do assunto, como por exemplo, que os estudantes não querem "um" trabalho ou aceitariam a nova lei, como se este fosse o único meio de conseguirem emprego. Acho que tal só pode ser dito por egocêntricos privilegiados que não tem noção do que essa nova lei significa e a margem de abertura que ela oferece para novas mudanças na lei trabalhista francesa; e depois é um pulo para "servir de modelo" a outros países da CE.

    bai  

  2. # Blogger Mário Azevedo

    só queria lembrar uma coisa: depois do Maio de 68 a direita teve uma das suas mais estrondosas vitórias. é importante ter isso conta e não julgarmos que as pessoas que se manifestam representam, por completo, o eleitorado.  

  3. # Blogger Cristina Caetano

    bem lembrado, Mário! O que aconteceu no final das contas, não é garantia de nada...estás prá lá de certo!

    bai  

  4. # Anonymous Anónimo
Enviar um comentário

Procura



XML