Um filme curioso. É um filme americano, completamente anti-americano, mas que defende valores bastante americanos.
Explico - e vou tentar não estragar o filme a quem ainda não viu. O enredo gira à volta do jogos de influência à volta da indústria do petróleo - desde os campos de exploração, no Médio Oriente, até às altas esferas de poder em Washington, onde se negoceiam biliões em jogadas obscuras.
Os heróis da história, que são 3 homens, são apanhados no meio do turbilhão, e perdem o controlo das suas vidas. Dois deles morrem no fim do filme, mas todos têm a convicção de estar a fazer algo de intrinsecamente bom. Só nós percebemos que todo o seu esforço é perfeitamente inútil.
Esta metáfora do esforço-recompensa está bem conseguida, e é o que aguenta o filme. O problema é que é muito para uma película só, o que traz alguma superficialidade no tratamento dos temas. Mas é interessante. A ver.
2 Comentários a “"Syriana"”
Enviar um comentário
não vi o filme mas li o livro, que vamos editar. e é isso mesmo: através de valores profundamente americanos criticar a América.
Very nice site! Exent cisco tous les types de porsche bmw Urania web site marketing the drug yasmin Bling bling eyeglasses phentermine phendimetrazine adderall passing drug tests c900 saab turbo upgrades