Finalmente, o que nos sobra depois do Euro?
Primeiro, temos uma equipa que ainda tem muito para dar. Os jogadores que estão a chegar ao fim do ciclo têm, quase todos, substitutos à altura. As excepções já foram identificadas, mas podemos confiar que jogadores como Antunes e Hugo Almeida podem dar uma boa resposta até 2010. Quanto aos guarda-redes, que é uma posição à parte, vamos ver como corre.
Achei muita graça a todas as especulações sobre o novo seleccionador, que, ao que parece, será Zico. Uma grande parte dos analistas que li recomenda um seleccionador estrangeiro, imune às "pressões" dos clubes, que também passaram ao lado de Scolari, mas que paracem ter infectado o trabalho dos anteriores.
Esta é mais uma daquelas historietas que não faz sentido nenhum, mas que à custa de serem muito repetidas, tornam-se verdades. Ninguém concretiza quais foram estas pressões e em que medida influenciaram a selecção no passado. E qualquer tentativa de encontrá-las esbarra em factos e números, como já citei aqui, há algum tempo. Só digo que se as pressões tivessem possibilitado que o melhor guarda-redes europeu em 2003/04 fosse convocado para o Euro2004 e que o melhor jogador da Liga Portuguesa em 2005/06 marcasse presença no último Mundial, então que viessem. Fizeram muita falta.

0 Comentários a “Portugal no Euro08 - parte III”

Enviar um comentário

Procura



XML