Quando me acontecem coisas destas, a minha primeira reacção é rir-me. Mas a segunda é de fúria contida. No final perceberão melhor.
Dois alunos meus inscreveram-se para um concurso de programação, que se realizou hoje na Universidade Portucalense, no Porto. Como podiam levar um treinador/acompanhante, pediram-me que os acompanhasse. Eu, claro, aceitei.
E lá zarpámos para o Porto de manhã, já que o programa do evento prescrevia isto:
"11h00 às 13h00 - Recepção e levantamento de documentação
11h00 às 13h30 - Orientação e treino
14h00 às 18h00 - Concurso".
Eu, ingénuo e crente, acreditei que, com este programa, e já que as inscrições eram limitadas, a parte da "orientação e treino" permitiria aos professores trabalhar um bocadinho com os moços antes do concurso. Assim, às 10h55, eu já lá estava.
Apresentação, levantamento da documentação, pagar os almoços. E agora o treino? "Podem ir para onde quiserem"! Onde quiserem??? "Oiça, então não há por aí uns PCs com as ferramentas de programação para praticarmos?" (este diálogo passa-se numa sala de computadores vazia). "Não. Têm o centro comercial aqui em frente e os jardins."
A própria noção de treino no papel para um concurso de programação já me faz rir. Os alunos - obviamente - estão mais interessados nas estudantes universitárias do que na minha lenga-lenga, e assim passamos mais de uma hora na esplanada a gastar saliva. À hora combinada, 13h30, estamos em frente à sala onde decorre o concurso. 13h40...13h45...às 13h50 abrem a porta e mandam os professores para outra sala.
Nesta outra sala, cheiinha de PCs desocupados, estamos todos à seca mais de uma hora, até aparecer alguém da organização e ligar um projector para acompanharmos o desenrolar da apresentação das soluções pelos alunos. "Ó chefe, não podemos ligar os PCs?". "Não temos nenhuma conta criada para visitantes". "Não têm??? E não podem criar?". "Vamos ver". Mais de meia hora depois, lá conseguimos acompanhar o concurso nos postos individuais.
Acaba o concurso. Os "Prodígios do Mano" ficam em 8º lugar. "Daqui a 10 minutos há entrega de prémios, no Auditório". Para encurtar um bocado, passam-se 45 minutos até começar a cerimónia, os meus alunos ganham uma carteira cada um, eu ganho um porta-chaves e uma agenda e 'tá a andar que já são quase 8 horas.
Esta "organização" toda é de uma instituição que nem é pública nem é do ensino básico ou secundário. Se fosse, de caminho apareciam lá a SIC e a TVI.

0 Comentários a “Fui ao Porto...”

Enviar um comentário

Procura



XML