Jornal da Tarde na RTP1.
Primeira notícia. Patos sequestrados numa exploração em Benavente porque vieram de uma quinta inglesa onde se descobriu o H5N1. Carlos Daniel dá os detalhes: não foi descoberto nenhum vestígio do vírus na exploração portuguesa, os patos devem ser abatidos, não há pergio para a saúde pública, blá blá blá. Passa para o directo. A repórter em directo começa por repetir exacatamente o que o pivot já tinha dito. Diz depois que só podem filmar do exterior porque não foram autorizados a entrar e depois volta a repetir o mesmo que já ela e o pivot tinham declarado. Portanto, o directo foi feito para dizer que não havia nada para dizer. Volta para o estúdio e Carlos Daniel repete (pela 3ª vez) os pontos essenciais.
Segue para o Hospital de São João. Unidade de infecto-contagiosas, chefe de serviço. O diálogo foi mais ou menos este (resumido):
- Há medidas especiais para a eventualidade de uma epidemia de gripe das aves?
- Não, porque não há indicações nenhumas que uma epidemia venha a acontecer.
- Tem tido alguma preocupação especial nos últimos tempos?
- Não, desde que a gripe das aves chegou à Europa, criamos um mecanismo para ser accionado em caso de emergência que se têm mantido. Mas o contágio humano continua por ser provado e não houve nenhum desenvolvimento.
- E há alguma possibilidade de Portugal ser atingido por uma pandemia?
- A mesma que havia há dois ou três anos.
Portanto, a notícia é que não se passa nada.
Vira para o caso Casa Pia. Paulo Pedroso foi hoje interrogado. Carlos Daniel dá os pormenores. Paulo Pedroso é testemunha, não fez declarações à entrada, blá blá blá. Passa ao directo. A repórter repete o que Carlos Daniel disse, acrescenta mais alguns factos já antigos (Paulo Pedroso foi preso, declarou não conhecer os outros arguidos, está a processar o Estado). Ninguém está disponível para falar. A câmara permanece fixa na repórter enquanto ela repete 3 ou 4 vezes as mesmas coisas.
Já são 13.15h. Desisto. Mudo para o EuroSport.
Que saudades dos tempos em que os telejornais só tinham 30 minutos!

0 Comentários a “Telejornal”

Enviar um comentário

Procura



XML