O Alexandre enganou-me com o post dos Linda Martini. Após tão rasgado elogio, decidi conhecer o álbum. Se "Amor Combate" não era das melhores músicas, então a coisa prometia. Ouvido o disco, desilusão. Este apenas confirmou a minha ideia de que no nosso mundo pós-moderno tudo já foi inventado e que a criatividade apenas depende da capacidade de mesclar influências. Os Linda Martini cometem os mesmos erros de sempre: má produção (o que assumo não será só culpa deles) e a reprodução mais ou menos óbvia de influências (com particular incidência nos Sonic Youth e Adolfo Luxúria Canibal). Resumindo: acabei por ouvir um disco monótono (sempre os mesmos riffs), que, não merecendo ser ignorado, não merece o estatuto de estar entre os melhores do ano. E em que a melhor música acabou mesmo por ser "Amor Combate".
E, a título de sugestão, recomendo a audição duma versão de "starpower" (SY- Evol) pelos Console (Mono - 2006) que, apesar de versão assumida, revela maior criatividade. Enviei a faixa ao Alexandre na esperança que ele a possa partilhar com todos aqui (eu não tenho ideia como isso se faz).

5 Comentários a “The way to suck eggs...”

  1. # Anonymous Anónimo

    Leandro, desculpa lá, mas quem se enganou foste tu. Se queres encontrar algo que te agrade, tens de ir por tentativas (muitas tentativas). Eu, falo por mim, tenho de ouvir dezenas de discos para ouvir algo que goste. Procurar muito, eis o segredo. Dá trabalho, mas quem gosta de música tem de se sujeitar.  

  2. # Blogger Leandro Covas

    Mário,
    Deixa-me colocar as coisas por extenso.
    Eu agradeço as sugestões do Alexandre porque conheço o gosto dele e me identifico, maioritariamente, com ele (até mais do que com o do Válter que sempre foi um bocado mais ecléctico que nós dois). E só por isso é ele me "enganou". Desta vez, a sugestão dele não resultou. Mas alegremo-nos: funciona na grande maioria das vezes, com maior ou menor grau de identificação. E foi por tudo isto que escrevi este post com um sorriso nos lábios.  

  3. # Blogger Alex

    Viva,
    Eu vinha aqui ontem, mas estas coisas da paternidade às vezes causam impedimentos temporários...
    Só para completar a informação que tinha passado, há detalhes factuais que não me parece que tenhas apanhado bem.
    A produção do álbum é do melhor que se faz em rock em Portugal. Não tenhas dúvidas, Leandro. Neste género, só uns Mogwai ou Sigur Rós conseguem trabalhar melhor o som. A prova definitiva é pores o álbum a tocar alto (de preferência no meu carro). Se o disco bombar, está bem gravado. E este bomba.
    No concerto em Paredes, o principal problema do som é que só se distinguia a guitarra que estava "por cima". O resto não se conseguia perceber bem. No álbum isto não se passa.
    Quanto ao som dos Linda Martini, não revejo tanto os Sonic Youth como isso. Em algumas passagens sim, mas os LM trabalham muito com distorção e overdrive, coisa que os SY raramente fazem. Os LM vão beber um bocado ao rock sónico, mas combinam influências do pós-rock (na repetição de malhas e encadeamento melódico) e mais um tanto do grunge e stoner-rock. E por cima disto tudo, metem uma voz muito portuguesa, melancólica e arrastada. Neste sentido, são originais, porque não conheço mais ninguém a fazer este som. Mas como disseste, isto já foi tudo inventado.
    Por último, deixa-me corrigir-te numa questão técnica, sem grande importância. Este álbum quase não tem riffs. Os LM não trabalham muito com riffs, mas muito mais com power chords. É uma questão de estilo, mas compreendo que quem não é guitarrista confunda malhas com riffs. No big deal.
    Mais uma coisa. Exagerei quando escrevi que é um grande álbum. É um bom álbum, grande à escala portuguesa. Para mim é a melhor estreia rock em Portugal desde os More República Masónica.  

  4. # Blogger Alex

    Ah, não dá para disponibilizar mp3 no blog. E mesmo se desse, os senhores da SPA eram capazes de não achar piada. Sabes, direitos de autor e estas cenas. E, para quem está a ler, o Leandro não me enviou mp3 nenhuns. Foi só a brincar, juro ;)  

  5. # Blogger Leandro Covas

    Mas quem é que falou em mp3? E em colocar o tema todo em vez de uma amostra de 30 segundos?
    Ofereci uma copia do disco ao Alexandre. Não foi Alexandre? Ufa! Ainda bem que somos conscienciosos.  

Enviar um comentário

Procura



XML