Nota prévia: eu não percebo nada de basquete. Não sei distinguir uma falta ofensiva de uma defensiva e acho que os bloqueios são uma cena um bocado estúpida. Da única vez que joguei com uma bola oficial e com cestos de 3,05m, fui a um ressalto e lixei um dedo da mão direita, que ficou preto durante 15 dias.
Mas hoje apanhei-me em casa às 6 da tarde e pus-me a ver o Portugal - Letónia. Sabia os resultados dos jogos com a Espanha (campeã do Mundo) e a Croácia (lembro-me do Kukoc, que jogava de caralho) e estava à espera de ver a nossa selecção massacrada.
Final do primeiro quarto e estávamos a ganhar 17-9. Os letões pareciam adormecidos e não atinavam com nada, só tinham marcado 9 pontos! Mas de cada vez que falhávamos uma jogada de ataque, eu pensava: "pronto! é agora que os gajos não vão arrumar".
Segundo quarto: a Letónia passa à frente. "Porra, que se lixe! Vou fazer a sopa da Bia". No meio das batatas e cenouras, olho para o resultado. Estamos a ganhar por 4.
Terceiro quarto: enquanto fervo a sopa e discuto com a mulher, os portugueses começam a encestar feito tolos. 55-44! 11 pontos!
Último quarto. Se ganharmos por 16 pontos, estamos apurados. Eu, que comecei a ver aquilo na desportiva, já estou aos saltinhos e a discutir com os árbitros (por dentro, em silêncio, que a Carla já acha que eu estou tolinho...). Um triplo e estamos a ganhar por 17!!! Os caralhos dos letões fazem 11 pontos de enfiada e já estou a ver que vamos perder o jogo. Mas não, a selecção aguenta-se e ganhamos por 77-67.
De seguida, a Croácia tinha de ganhar à Espanha. Os tipos da RTP2 dizem que não há hipótese, então nem me incomodo a ver o jogo. Por acaso, já depois do café, o zapping calha na RTPn. Croácia 77 - Espanha 72! Foda-se, vamos passar!!! Começo a transpirar e a insultar os jogadores espanhóis (em silêncio, Alex, em silêncio...) e os gajos respondem-me com cestos. 84-82 para a Espanha a faltar 7 segundos. Derrotado e abatido por morrermos na praia, retiro-me com a Bia para não ver o final.
Abro o site do Record passada uma hora e vejo que um man croata meteu um triplo com 3 segundos para jogar. Yes! Yes! Mamainde! Tomainde!
Moral: será que eu estou a mudar, ou é o desporto português? Será que estamos a aprender a fazer mais coisas que não seja chutar a bola e correr prá frente? Será que não vamos perder o jeito para o futebol à conta dos Obikwelus, Naides, Évoras e Vanessas?

0 Comentários a “Portugal na 2ª fase do EuroBasket!”

Enviar um comentário

Procura



XML