...

Eu hoje passei o dia um bocado arreliado. Um tanto ou quanto furioso, se assim quiserem.
Sabem que eu trabalho numa escola secundária, em Braga? E sou assessor do Conselho Executivo e Director do Curso Tecnológico de Informática. Também sou professor. E na época de Exames Nacionais tenho trabalhado no Agrupamento de Exames de Braga. Resumindo, eu vivo para a porra do ensino.
No ano lectivo passado tínhamos cerca de 500 alunos no 12º ano. Além destes, recebemos alunos de dois externatos para a realização dos exames. No total, cerca de 3500 exames nacionais foram realizados no ano passado. Mas houve um aluno que, por engano, inscreveu-se no exame errado. Ao invés de colocar no seu boletim de inscrição o código 639, do Português B da nova reforma, escreveu 139 - Português B da reforma antiga. E para encurtar a história, o aluno só deu pelo erro quando percebeu que os colegas de turma tinham todos feito um exame diferente do seu.
Ora bem, aconteceu um erro, do qual só resultou para o aluno o prejuízo de ter de fazer mais um exame a Português, porque a sua prova foi anulada, mas ele pode fazê-lo na 2ª fase. Portanto, tivemos 3.499 inscrições correctas e uma com erro.
Sabem o que a escola recebeu? Uma medalha, um louvor, um cabaz de Natal, devem estar a pensar. Não, foi um processo disciplinar, que está a decorrer, por "desleixo" e "descuido" na inscrição e verificação dos dados. E assim temos um inspector a interrogar pessoas e lavrar depoimentos.
É assim que o Ministério quer apanhar as moscas? Com este vinagre? Tá bonito.

5 Comentários a “...”

  1. # Anonymous Anónimo

    e o colega foi daqueles que nem greve fizeram pq estava dividido...o ministério deve ter razão, não?!  

  2. # Blogger Leandro Covas

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.  

  3. # Blogger Leandro Covas

    Toda esta questão parece-me ter motivações políticas. Depois dos escaldões que a Sra. Ministra apanhou no Tribunal Administrativo de Coimbra... casa roubada, trancas na porta.
    E diga-se, de passagem, que este tipo de proceder acéfalo e administrativo em nada ajuda a defender o méritocracia defendida pela ministra para os professores. O que na minha opinião é uma grande pena...  

  4. # Blogger mia

    Já sei que não tem nada a ver com este post, mas...mas ver o FCPorto-Arsenal ao Dragão? Os meus pais ficam com a Bia! ;)  

  5. # Blogger Alex

    Leandro, infelizmente desde que voltaram os exames nacionais verificaram-se estas aberrações. Parece que não se faz nada de jeito nas escolas secundárias a não ser exames. Por outras palavras, podes fazer merda o ano todo e com um bocado de sorte safas-te, mas escorregas num exame e estás queimado.
    Normalmente não respondo a anónimos, mas como tratou-me por colega, presumo que seja um professor - e, muito sinceramente, não percebi o seu comentário. O que é que tem uma coisa a ver com a outra?  

Enviar um comentário

Procura



XML