Só há duas razões para mais esta guerra: poder e dinheiro.
Em fevereiro, escrevi "E já agora que o Hamas ganhou as eleições, porque não permitir a Israel largar a bomba atómica lá para aqueles lados?. Afinal, a democracia é linda, mas só se forem nossos amigos." Esta guerra interessa em várias frentes, pelos mesmos motivos - a legitimação de si própria e dos governso que a promovem. Não há dúvidas que todos estes pequenos incidentes que escalaram para o conflito aberto foram minuciosamente calculados para isso mesmo. E que, neste aspecto, os governos de Israel, Palestina, Síria, Líbano e Irão são os melhores aliados uns dos outros. Os governos fortes impõem-se através do progresso ou da guerra. Eles escolhem claramente a segunda via.
E o que nós temos com isso? É aqui que entra a 2ª razão. O preço do petróleo já está escandalosamente alto. Há quem esteja a ganhar muito dinheiro com esta interminável instabilidade. E quando falamos de petróleo, é mesmo um mar de dinheiro. A indústria da guerra é o maior negócio do Mundo.
E enquanto a União Europeia não romper com a estratégia de subserviência aos Estados Unidos e, por arrastamento, a Israel, será este pequeno país a decidir os nossos destinos. É rezar, e muito.

3 Comentários a “Sobre o conflito Israel-Palestina-Líbano”

  1. # Blogger Cristina Caetano

    E ainda tem o blá blá blá de exigirem o desarmamento do Hamas. Fazendo uma comparação tosca: no Brasil houve um referendo pelo desarmamento, onde obviamente só se gastou dinheiro porque os poucos que têm alguma arma (um revólver mixuruca) em casa, não conseguiram se imaginar sem ela enquanto a bandidagem carrega fuzil importado de Israel e "lança sei-lá-o-quê" que derruba helicóteros numa boa, fácil, fácil. Adoraria poder ver - ainda viva - esse conflito totalmente resolvido.

    Mas, sejamos óbvios, o Hamas vai se desarmar? Entrando aqui comparação acima: se nem brasileiro, que anda muito "lesado" há alguns anos, acredita mais em Papai Noel, eles vão acreditar? E passam esse tipo de informação, para nós, pobres mortais para quê?

    Viramos marionetes, famílias inteiras de brasileiros - a colônia libanesa aqui é imensa - fogem feito ratos em navio que afunda de suas casas para voltar ao Brasil, as famílias aqui desesperadas entrando em contato com outras embaixadas para tentarem trazer de volta seus familiares. Nada disso é justo... E quem pode fazer alguma coisa, não interfere... Realmente, precisamos rezar e muito!

    abraços  

  2. # Anonymous Anónimo

    Denunciar a opressão a que está sujeito o povo palestino, cativo e expulso na sua própria pátria
    ...
    VISITAR O BLOG
    http://palestinusurpada.blogspot.com/

    A usurpação da pátria Palestiniana com desrespeito por tudo aquilo que é a legalidade internacional e a dignidade humana é das situações que mais gritantemente se agita, na actualidade, por sobre a consciência de toda a humanidade.
    ...
    O bloqueio informativo patrocinado por processos sofisticadíssimos e muito poderosos, e uma sistemática falsificação da história, exigem a cada cidadão do mundo uma tomada de consciência, da qual fará parte o dever de passar palavra e de dar testemunho.
    ...
    Notamos que é manifesta a escassez de meios de informação de base, resumos acessíveis a respeito deste tema com o necessário sentido de justiça e de cultura humanista.
    ...
    O aparecimento duma linhagem de "novos historiadores" israelitas e de grupos pacifistas fortemente organizados e com elevada formação cultural quer em Israel, quer nos EUA, têm sabido de forma particularmente expressiva desmontar e desmascarar os processos do sionismo belicista e racista, que presidiu à constituição artificial do estado de Israel, no fim da 2ª Guerra Mundial, com os mais inconfessáveis propósitos de limpeza étnica e recurso deliberado a comportamentos de agressividade radical.
    ...
    Pela forma clara e metódica como se apresenta, resolvi traduzir um trabalho importantíssimo sobre as origens do conflito que merece uma leitura cuidada e completa.
    Tem por outro lado o imenso interesse de ser "uma obra colectiva", construída essencialmente à base de citações duma grande variedade de autores, judeus norte-americanos ou israelitas.
    ...
    Trata-se do livro:
    ...
    "The Origin of the Palestine-Israel Conflict "
    colhido junto da organização de judeus Norte Americanos QUE NÃO CONCORDAM COM O BELICISMO NEO-NAZI-FASCISTA DO GOVERNO DE ISRAEL!!!...
    ...
    "If Americans Knew"
    ...
    Publicado pela organização :
    Jews for Justice in the Middle East
    ...
    ESTÁ PUBLICADO NO BLOG
    http://palestinusurpada.blogspot.com/
    ...
    TRABALHO SÉRIO E MUITO BEM DOCUMENTADO. PARA LER E DIVULGAR  

  3. # Anonymous Anónimo
Enviar um comentário

Procura



XML