O meu cunhado, num post anterior, escreveu um comentário obviamente dirigido a mim. Primeiro, gostaria que ele participasse mais no nosso blog, já que para nós seria muito positivo saber a opinião de um agente infiltrado. Depois, é um assunto que me interessa, mas parece que a minha mensagem ainda não passou como eu queria. Por isso, este (longo) post é para ele.
O comentário é "Já não me surpreende que se fale com ligeireza e com alguma empatia de um presidente iraniano, e sempre, mas sempre com a agulha afiada e com dose dupla de ironia de um país como os EUA.
Se alguém me souber dizer por quanto tempo os EUA podem ser independentes no que diz respeito ao crude, talvez tenha que rever o que escreveu , e arranjar outros motivos, porque tenho a certeza que muitos outros devem haver.
Mas claro, eu sou suspeito pois vivo do lado de cá.
Já agora, a resposta é 400 anos.
Surpreendidos !!!!!"
Se alguém me souber dizer por quanto tempo os EUA podem ser independentes no que diz respeito ao crude, talvez tenha que rever o que escreveu , e arranjar outros motivos, porque tenho a certeza que muitos outros devem haver.
Mas claro, eu sou suspeito pois vivo do lado de cá.
Já agora, a resposta é 400 anos.
Surpreendidos !!!!!"
Há aqui 3 questões diferentes: uma de facto, e duas de opinião. Tratemos primeiro da questão de facto. Eu não sei onde foste buscar estes dados, mas, segundo as fontes que li, a resposta correcta é 0 (zero) anos. Isto porque, segundo a fonte que li, os EUA importavam 53% do crude que utilizavam em 2000, e a previsão é que para 2020 esta percentagem subirá para 72%. E para completar, a Wikipedia refere o ano de 2003 como a viragem das reservas estadunidenses em termos de quantidade por extrair e gasta. O cálculo ainda não está feito, mas pode significar que em aproximadamente 50 anos não haverá mais petróleo no território continental dos Estados Unidos, ou que aquele que existir não será extraído por não ser economicamente viável. Mas atenção, quando falei do óleo, não estava apenas a referir o negócio da extracção. Explico: é um facto bastante conhecido que parte significativa do poderio económico estadunidense advém das transacções de petróleo serem feitas em dólares. Não sei explicar bem porquê (a Economia não é um dos meus pontos fortes), mas este artigo deixa uma ideia razoável da razão. Um facto menos conhecido, e não inteiramente confirmado, é que Saddam Hussein estava a tentar negociar as cotações do petróleo em euros. Ora, se isto se tornasse realidade e a OPEP (maioritariamente anti-Bush) lhe seguisse as pisadas, seria um rombo gigantesco para a soberania mundial do Estados Unidos, o que é motivo mais que suficiente para a colocação de um governo-fantoche, como o que existe em Bagdad. Eu tenho a certeza que é este o motivo da invasão? Não. Existe algum motivo apresentado mais convincente? Aí, tenho eu a certeza que não existiu.
A primeira questão de opinião refere que eu trato com empatia o camarada Mahmud Ahamadinejad e com uma agulha o mauzão do Bush. Isto é verdade, mas eu escrevo num blog, e a nossa linha editorial permite-me tratar com ironia, sarcasmo e alguma parcialidade os assuntos. Muitas vezes utilizo estas armas para picar e sacudir consciências. Mas se queremos analisar factos, então que tal falar da invasão do Iraque? Quais foram os motivos para invadir o Iraque (outra vez a mesma cena, Alex???)? Armas de destruição maciça - falso! Ligações à Al-Qaeda - falso? O que é que sobra?
Na mesma linha de raciocínio, o que fez o presidente do Irão para não ter credibilidade nenhuma quando afirma que o seu programa nuclear é pacífico? Levou o Colin Powell lá da terrinha à ONU com um relatório falso para mentir com os dentes todos? Houve algum Hans Blixa a afirmar que falsificou documentos produzidos pelos inspectores? Então porque é que eu tenho de aceitar a administração Bush como credível e o presidente do Irão como louco? Só porque Bush tem o número de telemóvel de Deus e fala com ele todos os dias?
A segunda questão, não directamente enunciada mas subjacente à ideia anterior é se eu acho que o Irão seria mais perigoso para nós do que Bush. Parece-me claramente que não. O problema dos iranianos, sírios e daquela malta toda é Israel. E Israel tem armas nuclares apontadas. Isto é facto, não é análise nem projecção. Mas o programa nuclear israelita não aparece nos telejornais e não é inspeccionado. E como é que lidamos com isso? A resposta é: não fazemos nada.
E amanhã há mais.
10 Comentários a “Direito de resposta”
Enviar um comentário
recordo-me de ler num artigo,no final da década de 80, que os EUA tentavam por diversos meios limitar/retardar a investigação e aplicação de energias renovaveis (ER) para se manter o poderio do petróleo. E já outros investigadores afirmaram que se não tivesse sido essa atitude durante algumas décadass por parte dos EUA a utilização de ER seria muito mais ampla na actualidade.
Radio talk show, Sean Hannity logo apos o Hurricane Katrina, quando o preco da gasolina estava $3.50 gal.
Entrevistou personalidades dos diversos quadrantes politicos, incluindo o detentor da pasta dos recursos naturais e nenhum deles negou o facto de existir petroleo no terreno norte americano suficiente para alimentar o pais nos proximos 400 anos.Surgiram sim explicacoes de que a nao exploracao de estes bancos como tambem o nao investimento e modernizacao nos ultimos 30 anos das estacoes de exploracao petrolifera nos EUA se deve maioritariamente aos movimentos ambientalistas combinando mais recentemente com a procura de energias alternativas.
Como sabes , e no teu blog alguem apontou esse facto, existe um sentimento anti americano, onde, e eu vou mais longe, esse sentimento e alimentado maioritariamente pelos media norte americanos ligados ao liberalismo democrata. As noticias que chegam a ti assim como ao resto do mundo provem destes media outlets. E tu sabes muito bem quem eles sao.
Pessoas com quem eu privo ou sou simplesmente amigo, estiveram ou estao no Iraque. O testemunho destas pessoas, o orgulho de dever cumprido, a coragem de por a vida deles em risco para que os meus filhos tenham um futuro risonho, nao me parece que sejam resultado de uma decisao de ir para a guerra so porque a transacao do petroleo vai passar a ser em euros.
E quer se queira ou nao desde 9/11/2001 nao houve mais nenhum ataque em terreno norte americano.
Compreendo que nos teus artigos procures despertar consciencias, e eu sei que o fazes muito bem, por isso esperava algo mais do que um simples criticar do efeito ignorando a causa. Nao penses que me tornei discipulo de quem quer que seja, ou levei uma lavagem cerebral, mas ha coisas que sao como preto no branco. Terrorismo nao e a mesma coisa que declarar guerra, morrer combatendo e heroismo , suicidar-se para matar indiscriminadanente e um acto de cobardia. Nada do que aqui refiro e novo para ti, so que as vezes temos a tendencia a esquecer coisas tao obvias como estas e caimos num certo facilitismo de criticar quem tem o poder da decisao. Nem tudo o que esta a ser feito esta certo ou ate sera pelas razoes certas, mas algo teria de ser feito, nao concordas?
Boas Tonanha. Bem-vindo ao blogue. Fico feliz por apareceres por aqui. Desculpa meter-me nesta discussão, mas há uma coisa que eu não entendo no teu comentário. O que é que a ida para Iraque tem que ver com o "futuro risonho" dos teus filhos? Não consigo captar a relação-efeito. No fundo, é a velha questão: por que razão foram os americanos para o Iraque? É isto que as pessoas que defendem esta guerra têm de explicar. Mais nada.
Viva,
Quanto à questão das reservas de petróleo, continuo na mesma. Não sei onde as pessoas que citas foram buscar estes números. A informação oficial do governo estadunidense refere que as reservas, em 2005 elas eram de 21.757 milhões de barris. O consumo em 2000 seria à volta de 3.000 milhões de barris anuais. A não ser que estivessem a referir reservas secretas que não estão documentadas, não sei do que é que estariam a falar.
Adiante. Podes ter a certeza que o sentimento anti-americano que referes não me anima minimamente. Nada tenho nem poderia ter contra os cidadãos dos Estados Unidos. Tenho é um fortíssimo sentimento contra o actual governo dos Estados Unidos, porque não me resta a mais pequena dúvida de que Bush, Chenney, Rumsfeldt e toda esta corja que o rodeava e rodeia são pulhas e criminosos. Estarei eu influenciado pelos democratas? É possível. Mas também deve ter qualquer coisa a ver com mentiras na ONU, relatórios falsificados e eleições roubadas. Ou será Hans Blixa um correspondente liberal infiltrado, ou a gigantesca manifestação no Iraque da comunidade xiita a dizer "rua" aos invasores um congresso de liberais - sabendo que Hussein era sunita!
Por último, há um ponto na tua argumentação que incomoda um pouco. É claro que não estou em posição de julgar os soldados americanos que são enviados para a guerra, voluntariamente ou não. Mas não tenhas dúvidas, nem por um momento, que os bombistas suicidas que se fazem arrebentar estão tão convencidos da justiça da sua causa e têm tanto orgulho nos seus actos como os teus amigos ou conhecidos que combatem ou combateram. Não são cobardes. Lembra que já morreram no Iraque cerca de 40 mil iraquianos desde a invasão, e já que lembraste o 9/11, isto dá mais ou menos 20 iraquianos mortos para cada americano nas Torres Gêmeas. Ou seja, os iraquianos estão a pagar muito, muito caro a "libertação". Não deve ser difícil imaginar que, para os iraquianos, terrorismo não significa a mesma coisa que para nós.
O petroleo a que me refiro nao e reserva, e por explorar.
Matar um soldado/terrorista ou fazer-se explodir num bar e matar todos e mais alguns e a mesma coisa...hummm!?!?!?. E nao duvido que o bombista tenha as suas justas causas.
E ja agora 100% das mortes no 9/11 e a esmagadora maioria no Iraque e ou nao responsabilidade dos terroristas ?
Para terminar , ou o meu portugues esta enferrujado ou tanto tu como o Mario nao interpretaram bem o que eu escrevi.
Um abraco cheio de saudades.
[u][b]Xrumer[/b][/u]
[b]Xrumer SEO Professionals
As Xrumer experts, we from been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] fitted a long fix conditions and remember how to harness the enormous power of Xrumer and go off it into a Bills machine.
We also purvey the cheapest prices on the market. Many competitors devise cost 2x or square 3x and a end of the opportunity 5x what we pervade you. But we maintain in providing great service at a tearful affordable rate. The entire point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we focusing to stifle that thought in recollection and yield you with the cheapest grade possible.
Not simply do we be suffering with the unexcelled prices but our turnaround occasion for your Xrumer posting is wonderful fast. We drive take your posting done in the forefront you distinguish it.
We also cater you with a full log of successful posts on contrary forums. So that you can notice seeking yourself the power of Xrumer and how we hold harnessed it to benefit your site.[/b]
[b]Search Engine Optimization
Using Xrumer you can wish to realize thousands upon thousands of backlinks for your site. Tons of the forums that your Site you force be posted on get acute PageRank. Having your link on these sites can truly serve found up some crown quality help links and as a matter of fact aid your Alexa Rating and Google PageRank rating utterly the roof.
This is making your instal more and more popular. And with this developing in popularity as familiarly as PageRank you can think to witness your place in effect superiority high in those Search Mechanism Results.
Transport
The amount of conveyance that can be obtained nearby harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may regular be publishing your locale to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Ponder 1 collection on a all the rage forum drive usually enter 1000 or so views, with communicate 100 of those people visiting your site. These days imagine tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your shipping longing associate because of the roof.
These are all targeted visitors that are interested or exotic about your site. Deem how assorted sales or leads you can fulfil with this great number of targeted visitors. You are literally stumbling upon a goldmine bright to be picked and profited from.
Remember, Traffic is Money.
[/b]
GO YOUR CHEAPLY BLAST TODAY:
http://www.xrumer-seo.com
[B]NZBsRus.com[/B]
Dont Bother With Laggin Downloads Using NZB Downloads You Can Hastily Search HD Movies, PC Games, Music, Applications & Download Them @ Fast Rates
[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]
Aside to pass the body with two backs casinos? progress during the assuredly of and beyond this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] helmsman and horseplay online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our blooming [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] standard‘nesis at http://freecasinogames2010.webs.com and bring down be realized to in the good old days b simultaneously bucks !
another novel [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] series of events is www.ttittancasino.com , totally than of german gamblers, interval unrestrained online casino bonus.
You could easily be making money online in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat money making[/URL], You are far from alone if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or misunderstood avenues to produce an income online.
Only work with a payday lender that has of cash; instead of seeing it as a long-term A to accommodate monetary issues. [url=http://paydayloanscoolp.co.uk]payday loans[/url] The applicant will not be subjected to any and you're one color closer to acquiring the affluent you need. You ampleness have faced situations, when you are in experienced with pay.