Alguns acontecimentos definem de forma indelével o rumo da história. O embate dos aviões nas Torres Gêmeas foi um deles, com uma particularidade: foi o primeiro acompanhado em directo e à escala global.
Passados cinco anos, só sabemos que ainda pouco sabemos. Há muito mais dúvidas que certezas sobre o que realmente aconteceu há cinco anos em Nova Iorque. Como em outros casos americanos (Pearl Harbor ou Kennedy), a história oficial é mais inverosímil e menos realista que outras dezenas de teorias que circulam em jornais, revistas, ou na mãe de toda a informação, a Internet.
A maior verdade do 9/11 é que ninguém saiu ileso. Houve vítimas directas, mas muito mais pessoas viram a sua vida transformada para pior. Mesmo nós, aqui tão longe e tão perto das Torres. A crise económica e petrolífera que seguiu ainda não se dissipou. E em apenas seis meses já são mais 80€ na prestação da minha casa.
O reverso da moeda é óbvio. Muitos ganharam muito, mas mesmo imenso. Uma decorrência fatal de haver quem perca. O que ainda falta apurar é se para estes o 11 de Setembro foi uma oportunidade ou um investimento.
Por último: parabéns à RTP pela atenção que nos dispensou, com programação de qualidade. Em especial o documentário "Loose change" (traduzido para "Conspiração Interna") responde a algumas questões e levanta muitas, muitas outras. Que esperamos terem um dia resposta. Em nome de quem perdeu a vida e de quem resiste.

0 Comentários a “11 / 09 / 2001 - 2006”

Enviar um comentário

Procura



XML