No último domingo, estava a começar o telejornal da tarde, que eu habitualmente sigo na RTP. Vejo então as imagens do enforcamento de Saddam Hussein, quando Rodrigo Guedes de Carvalho anuncia que "a RTP não mostra todas as imagens, dada a sua violência". Disse de imediato: " se as quiserem ver, basta pôr na TVI". Acto contínuo, uma das pessoas que estava cá em casa muda o canal e, obviamente, lá estava a gravação oficial completa.
No dia a seguir, já pudemos observar a uma versão mais macabra do assassinato, com direito a insultos, pescoços partidos e pessoas a dançar.
Veio de seguida a onda de indignação / choque, com a crueza e violência das imagens. Com direito a declarações, que ouvi hoje, de Luís Amado.
Pergunto eu: qual era o propósito dos telejornais portugueses ao exibir uma gravação de telemóvel de um homicídio? Será que a obrigação de informar inclui o dever de mostrar tudo, só porque o canal ao lado também o fará?
Desculpem lá, mas sejamos sinceros - o que vimos já não choca ninguém. Muito pelo contrário: a malta pela-se toda por sangue e tripas. O que isto quer dizer sobre a sociedade em que vivemos não sei. Mas não deve ser bom.

1 Comentários a “A morte em semi-directo”

  1. # Anonymous Anónimo

    E é um serviço que habitualmente vê...
    Rodrigo Guedes de Carvalho, a um domingo, hora do almoço, com camisola da RTP? Meu caro, tenho álibi, para a hora, dia e estação. Basta escrever-me para rodrigocarvalho@sic.pt, que eu explico melhor.  

Enviar um comentário

Procura



XML