Este post é uma colaboração do nosso amigo Leonel, que ontem teve a paciência de me explicar o que é uma arquitectura em V.
"Permitam esta intrusão de charneira, para vos falar sobre automobilismo.
A temporada 2006 de Formula 1 está aí, no circuito do Bahrain. Teremos oportunidade para ver quais as equipes que durante o Inverno melhor se prepararam, na escolha dos chassis, adaptaram aos novos regulamentos e melhores estratégias de corrida. Como melhor chassis, penso que a Renault e a Maclaren estão à frente, agora quanto à adaptação aos novos regulamentos, para além destas duas temos a Ferrari bem preparada, os RedBull e a agradável surpresa dos Williams, esta última sempre com presença obrigatória, agora com motores da Cosworth.
Novos regulamentos (só abordarei ao nível dos motores, pneus e qualificações):
Motores, agora com capacidade de 2,4l, arquitectura em V a 90º e com peso mínimo de 95 kg, (esta regra que é a primeira vez que se verifica nesta disciplina rainha), a entrada de gasolina através dos injectores, não pode exceder os 100bar, com apenas um por cilindro e apenas com duas válvulas de admissão e duas de escape e menos 200cv cada motor, em relação aos da temporada transacta e também têm de durar duas corridas.
Pneus, as mudanças estão de volta, (já faltava, temos uma grande guerra de estratégia à vista) podem ser de borracha mais macia, com a possibilidade de 28 por corrida em piso seco e 16 para piso molhado.
Qualificações, confesso que ainda não me adaptei bem a este novo regulamento, não sei se é funcional, mas acima de tudo justo, vejamos: em vez de os carros estarem em pista só alguns minutos, podem passar a estar 50 minutos, mas isto só para os melhores, ou mais sortudos, que o diga Kimmi Raikkonen, assim: 1ª parte todos os carros vão para a pista e após 15 minutos os mais lentos são excluídos e definem assim a sua posição na grelha, respectivamente, o pior tempo para o melhor vindo de trás para a frente, 2ª parte, mais 15 minutos e saem os seis mais lentos, ocupando pela ordem anterior a sua posição, 3ª parte e última de 20 minutos com os últimos dez melhores a definirem a sua posição na grelha.Logo veremos se as coisas vão correr bem, em especial ao nosso Tiago Monteiro. Voltarei para comentar o grande prémio e para mais".
3 comentários
Por Alex
às 16:44.
"Permitam esta intrusão de charneira, para vos falar sobre automobilismo.
A temporada 2006 de Formula 1 está aí, no circuito do Bahrain. Teremos oportunidade para ver quais as equipes que durante o Inverno melhor se prepararam, na escolha dos chassis, adaptaram aos novos regulamentos e melhores estratégias de corrida. Como melhor chassis, penso que a Renault e a Maclaren estão à frente, agora quanto à adaptação aos novos regulamentos, para além destas duas temos a Ferrari bem preparada, os RedBull e a agradável surpresa dos Williams, esta última sempre com presença obrigatória, agora com motores da Cosworth.
Novos regulamentos (só abordarei ao nível dos motores, pneus e qualificações):
Motores, agora com capacidade de 2,4l, arquitectura em V a 90º e com peso mínimo de 95 kg, (esta regra que é a primeira vez que se verifica nesta disciplina rainha), a entrada de gasolina através dos injectores, não pode exceder os 100bar, com apenas um por cilindro e apenas com duas válvulas de admissão e duas de escape e menos 200cv cada motor, em relação aos da temporada transacta e também têm de durar duas corridas.
Pneus, as mudanças estão de volta, (já faltava, temos uma grande guerra de estratégia à vista) podem ser de borracha mais macia, com a possibilidade de 28 por corrida em piso seco e 16 para piso molhado.
Qualificações, confesso que ainda não me adaptei bem a este novo regulamento, não sei se é funcional, mas acima de tudo justo, vejamos: em vez de os carros estarem em pista só alguns minutos, podem passar a estar 50 minutos, mas isto só para os melhores, ou mais sortudos, que o diga Kimmi Raikkonen, assim: 1ª parte todos os carros vão para a pista e após 15 minutos os mais lentos são excluídos e definem assim a sua posição na grelha, respectivamente, o pior tempo para o melhor vindo de trás para a frente, 2ª parte, mais 15 minutos e saem os seis mais lentos, ocupando pela ordem anterior a sua posição, 3ª parte e última de 20 minutos com os últimos dez melhores a definirem a sua posição na grelha.Logo veremos se as coisas vão correr bem, em especial ao nosso Tiago Monteiro. Voltarei para comentar o grande prémio e para mais".
3 Comentários a “O antídoto ao “ebola””
Enviar um comentário
Este post não pode ter sido escrito pelo Alexandre. Eu conheço o Alexandre. Vai-te embora intruso.
Paulo
E quem disse que foi o Alexandre?
Se leres bem o início lá diz que o texto é da autoria do Leonel. Aliás, o texto está citado entre aspas.
E nem digo mais...
Estás enganado. Já falei com o Leonel e desconfirmou.
Paulo