Fiquei contente quando soube que tal lei seria implementada em Portugal. Mostra que a sociedade portuguesa está finalmente a tomar medidas positivas, no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos.
Penso que longe vão os dias em que os pais faziam os filhos engolir o fumo do tabaco, logo após ou durante a refeiçao, numa longa viagem de carro ou nas sessões de sueca com outros familiares fumadores. Esta geração sabe e terá que fazer muito melhor.
Eu enquanto fumador, nem sempre soube quando devia apagar o cigarro ou até mesmo não acende-lo, mas nunca fui arrogante ao ponto de impor o meu fumo aos outros.
Basicamente o que muda é a semântica.Deixa de ser "Pá, senão queres levar com fumo vai lá para fora" e passa a ser " Se queres fumar vai para um lugar designado para tal". Entende-se facilmente que isto traz uma mão cheia de benefícios. O problema está na implementaçcao da lei.
Depois de ver e ouvir a reacção de certas pessoas, dá-me vontade de arrancar os poucos cabelos que tenho. Mas isto não é nada de anormal, assim como também não o é pedir subsídios ao governo para criar os espaços para fumadores nos locais de trabalho e lazer. Aí é que o sangue me começa a ferver. Sempre...tem que ser sempre o estado a entrar com o carcanhol. A outra decisão que me deixa chateado é o pagar para não produzir. Ou seja a UE vai dar dinheiro aos produtores de tabaco para reduzirem a produção. A venda de tabaco no mercado negro vai aumentar, pois vai servir como ponto de escoamento para os excedentes, e não haverá surpresa nenhuma quando um caxineiro se lembrar de reclamar tal ajuda financeira, pois a plantação de tabaco no quintal é a sua principal fonte de rendimento, depois de lhe terem abatido o barco.
Quanto a mim, deixei de fumar acerca de dois anos. Porquê? Porque a mensalidade do seguro de vida cai para cerca de metade quando se é não fumador. Ora como podem observar, não me deram o peixe, mas sim uma cana, a decisão foi minha de ir à pesca.
Se a maioria das pessoas deixar de fumar, a indústria do tabaco terá que se adaptar a essa nova realidade sem que o estado gaste um euro que seja. É assim que deve ser, ponto final.

1 Comentários a “Não Fumar.”

  1. # Blogger Alex

    Fica uma questão: como é que a companhia de seguros atesta se uma pessoa fuma? Fazem controlos anti-doping de surpresa, no local de trabalho? Vasculham o lixo? Ou colocam uma questão do tipo "É fumador? (se mentires, vais para o inferno!!!)".  

Enviar um comentário

Procura



XML